Para os menos experientes quando o assunto são os cortes bovinos, sempre surge alguma dúvida, não é mesmo? Afinal, qual o melhor corte para assar, para fazer um belo churrasco ou um tradicional ensopado?
Existem aqueles cortes populares conhecidos pelo público em geral, como a alcatra e o acém e também outros menos conhecidos, mas que guardam o seu devido valor e sabor.
No Brasil existem 23 diferentes cortes para a carne bovina, diante de tanta diversidade é comum existir uma variação até mesmo na nomenclatura dos cortes, o que muitas vezes pode gerar dúvidas e confusão na hora de escolher o corte ideal para cada ocasião.
Vamos então, conhecer os principais cortes bovinos e as suas melhores indicações?
Conhecendo os Cortes Bovinos
Alcatra, Capa de Filé, Ponta de Agulha e Cupim: Estes cortes são considerados nobres e muito saborosos. Indicamos a sua utilização principalmente em churrascos, mas também no preparo da carne assada de panela.
Acém, Lagarto, Peito, Pescoço, Músculo e Braço: Esses cortes costumam ser utilizado para o preparo da carne assada em panela de pressão. Contudo, também são muito utilizadas para o preparo da tradicional “carne moída”.
Contra Filé, Paleta, Coxão Duro ou Chã de Dentro e Coxão Mole: São cortes ideais para bife e também no preparo da carne assada.
Filé Mignon: Este é considerado um dos cortes mais nobres do boi, sendo destaque por sua suculência. O segredo aqui é utilizá-lo em pratos que mantenham esta suculência característica, sendo a principal dica não assá-lo em excesso.
Fraldinha, Maminha e Picanha: Estes são os cortes mais conhecidos pelos churrasqueiros de plantão! A dica aqui é não perder mais tempo e acender a churrasqueira.
Patinho: Corte macio e muito indicado para o preparo de bifes e também picadinho.
Costela: A costela é formada por porções de carne envolvidas em osso e gordura, requerendo portanto um longo período de preparo. Pode ser preparada em panela de pressão ou no tradicional bafo da churrasqueira, onde a costela fica longe da brasa por longos períodos até que fique pronta para consumo e muito saborosa.
Cortes Especiais
Além dos cortes acima, existem outros considerados especiais e encontrados principalmente nas boutiques de carne, veja alguns deles:
Blade Roast: Corte de cor vermelha intensa, extraído da região do osso da pá, bem ao lado do centro da paleta.
Flat Iron: Corte muito macio e saboroso, extraído do centro da paleta.
Petite Filet: Extraído da paleta, também possui como característica a cor vermelha intensa.
Maminha Steak: Corte em formato de bife e recoberto em um dos lados por uma fina camada de gordura.
Steak Light: É conhecido como um bife alto e macio.
Prime Steak: Corte especial retirado do acém.
Prime Rib: Corte conhecido como costela premium.
T-Bone: Extraído do miolo do filé mignon e final do contrafilé.
Independente do seu corte preferido, é preciso contar com lâminas afiadas para um corte preciso e ágil.
Pensando nisso a Mill desenvolve e comercializa uma linha completa de lâminas e serras para cortes de carne. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos produtos!