Se você tem habilidades e conhecimento técnico para a produção de móveis, atuar no ramo da marcenaria pode ser um negócio lucrativo e gratificante.

A procura por móveis planejados e mobílias produzidas sob medida tem crescido muito no país, sobretudo nas grandes cidades, onde predominam os apartamentos, um tipo de imóvel que devido às suas características exige dos moradores a utilização de mobílias que contribuam para a otimização dos espaços.

No entanto, já faz algum tempo que a otimização de espaço não é o único requisito para a procura por móveis planejados, mas também todo o requinte e sofisticação que eles proporcionam.

Pensando em montar uma marcenaria? Confira o passo a passo que montamos para você!

1.Localização

Em geral, as marcenarias contam com duas instalações, uma voltada para a produção dos móveis  e outra para receber clientes e apresentar um showroom. No entanto, isso não é necessariamente uma regra.

Existem muitos marceneiros que trabalham na garagem da sua própria casa ou em um galpão mais afastado, em virtude dos ruídos provocados pelas etapas de produção. Assim como também, existem marceneiros que trabalham visitando os clientes ao invés de recebê-los em um showroom.

Apesar da elaboração de um showroom pode ser um excelente diferencial, mas tudo vai depender do capital inicial disponível para o novo negócio.

Portanto, a localização não deve ser um grande problema para a abertura do seu negócio.

2.Legalização

Definida a localização, é hora de planejar a legalização do seu negócio, para isso, recomendamos que conte com o apoio de um contador. Esse é o profissional mais indicado para auxiliar no processo de abertura da sua marcenaria.

Registrar e legalizar a sua marcenaria é um passo essencial para o futuro do seu negócio visto que com um CNPJ ativo, a sua empresa obterá melhores condições na negociação de matéria prima com fornecedores, transmite maior credibilidade para os clientes e além disso, poderá ofertar melhores condições de pagamento.

3.Equipamentos e ferramentas

Alguns equipamentos e ferramentas são essenciais para o dia a dia e para as atividades executadas em uma marcenaria, não é mesmo?

Confira a seguir uma lista básica com ferramentas e equipamentos que não podem faltar em uma marcenaria

  • Furadeira;
  • Serra Tico Tico;
  • Serra Fita;
  • Arco de serra;
  • Parafusadeira;
  • Desempenadeira;
  • Plaina;
  • Trena;
  • Martelo;
  • Nível;
  • Serrotinho;
  • Chaves de fenda e philips,
  • Brocas

Conheça a nossa linha completa de lâminas para marcenaria, clicando aqui.

4.Matéria Prima

Sem dúvidas, a principal matéria prima para o dia a dia de uma marcenaria é a madeira e suas variações, dentre elas o MDF, os laminados, compensados, aglomerados, dentre outros.

No entanto, outros itens também são essenciais para uma marcenaria, como por exemplo, como parafusos, colas e dobradiças.

Sendo assim, antes de iniciar o seu novo negócio, é muito importante pesquisar as melhores opções quando o assunto é o fornecimento de matéria prima, para por fim, decidir quais serão os fornecedores da sua marcenaria.

Um bom fornecedor, deve oferecer preço competitivo, qualidade e entrega no prazo acordado.

Pronto para montar a sua marcenaria? A Mill apoia o empreendedorismo e encoraja você a iniciar o seu novo negócio! Conte conosco!

4-erros-que-uma-madeireira-não-pode-cometer

Gostou? Compartilhe!