Você já ouviu falar na certificação FSC e na sua importância para o manejo sustentável das florestas e a preservação da natureza? Você sabia que com esta certificação além de contribuir para o meio ambiente, é possível agregar valor aos seus produtos?

Acompanhe este artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre a certificação FSC.

 

O FSC

O FSC, Forest Stewardship Council é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover o manejo florestal responsável.

O FSC foi fundado em 1993 como uma resposta ao crescimento do desmatamento global e funciona como um fórum com representantes de diversos países que buscam definir diretrizes e estratégias para o manejo florestal sustentável e economicamente viável.

A organização desenvolveu ainda um selo de certificação que visa reconhecer a produção responsável de madeira, servindo de parâmetro para que consumidores e empresas possam escolher por madeireiras que respeitam o meio ambiente.

Para as madeireiras, contar com a certificação FSC não demonstra apenas o quando a empresa está preocupada com o meio ambiente e com o manejo sustentável das florestas, mas também contribui para o desenvolvimento dos negócios, tendo em vista o maior valor agregado conferido pelo certificado FSC aos produtos.

O FSC tem sede em Bonn, na Alemanha e representação em mais de 70 países. No Brasil, o primeiro grupo de trabalho começou a articular decisões ainda em 1996, entretanto o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – FSC Brasil, foi formalizado apenas no ano de 2001 e com sede em São Paulo.

 

Como funciona o processo de certificação FSC

Primeiramente é preciso destacar, que a certificação FSC possui caráter voluntário e se destina a avaliação de empreendimentos florestais e verificação das práticas de manejo e sustentabilidade que fazem parte dos princípios e critérios da FSC.

O processo de certificação é basicamente composto por 5 etapas:

Contato inicial: A empresa que deseja obter o selo, entra em contato com a certificadora para dar início a solicitação do selo FSC.

Avaliação: É realizada uma análise de campo e também documental com o objetivo de preparar a empresa para receber a certificação. Nesta etapa, são realizadas consultas públicas, onde grupos de interesse podem se manifestar.

Adequação: Após a avaliação, podem ser apontados alguns pontos de adequação ou não conformidades que precisam ser sanadas para a emissão do certificado FSC.

Certificação: Após as análises e adequações, a empresa poderá receber a certificação FSC.

Monitoramento anual: Visando garantir o cumprimento dos princípios e práticas determinados pela FSC, é realizado no mínimo um monitoramento anual.

 

Custos da certificação FSC

A certificação FSC costuma gerar alguns custos ou investimentos diretos e indiretos para a madeireira.

Dentre os custos diretos para a certificação, temos:

  • Os custos das auditorias de campo, que variam em relação à localização, acesso às unidades de manejo, perfil sócio-econômico;
  • Custos do monitoramento anual;
  • Taxa anual de certificação, variável de acordo com o porte da empresa.

Já os custos indiretos costumam ocorrer, em razão de possíveis adequações necessárias solicitadas pela certificadora para a emissão do selo FSC.

Apesar dos custos para obter a certificação, o selo FSC oferece algumas vantagens importantes, como melhoria da imagem da empresa perante o mercado e aumento do valor agregado nos produtos.

28Mostre que a sua madeireira possui compromisso com o meio ambiente e melhore seus resultados, com a certificação FSC!

 

Visite nosso e-book e descubra os segredos da automação para transformar a sua empresa em uma madeireira de sucesso em 2020! 

Gostou? Compartilhe!