Não é de hoje que o homem percebeu que o vapor tinha a capacidade de fazer as coisas se movimentarem. Foi através dessa percepção que surgiram as primeiras caldeiras. Estas, por sua vez, foram se aperfeiçoando ao longo dos anos. Mas você sabe o que são caldeiras?
Segundo a NR-13: “Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo”.
Hoje em dia os diversos tipos de caldeiras são equipamentos essenciais para as indústrias, fazendo-as gerar energia suficiente tão vital para suas atividades diárias.
O que são caldeiras?
Uma Caldeira (espécies de geradores de vapor) se destina a gerar vapor através da troca térmica entre o material combustível e a água. Essa troca é feita por este equipamento construído com chapas e tubos cuja finalidade é fazer com que água se aqueça e passe do estado líquido para o gasoso (vaporização simples), aproveitando o calor liberado pelo combustível que faz com as partes metálicas da caldeira se aqueça, transferindo calor à água e produzindo o vapor.
Geralmente as caldeiras são utilizadas em empresas onde os processos industriais precisam de altas temperaturas, em indústrias químicas e petroquímicas e em outros diversos segmentos industriais.
Um pouco de história sobre as caldeiras
Antes de apresentarmos a história da caldeira a vapor, precisamos entender a história do surgimento das caldeiras, que iniciou-se a muitos séculos atrás.
Por volta do século II antes de Cristo, um matemático e engenheiro grego chamado Heron de Alexandria, desenvolveu o primeiro aparelho a vapor que se tem conhecimento que ele denominou de Eolípila. A partir dessa criação, os primeiros passos foram estabelecidos para as caldeiras que conhecemos hoje em dia.
Porém, as caldeiras começaram a ser utilizadas na indústria de forma mais ampla somente no início do século 18. Nesta época, ainda se utilizava o carvão como principal fonte geradora de calor.
As primeiras caldeiras surgiram objetivando resolver esse problema, já que a energia era captada em uma única unidade central, e podia ser distribuída para os locais necessários, através do vapor.
Principais tipos de caldeiras disponíveis no mercado
Dependendo da utilidade, são exigidos tipos de caldeiras diferentes. Vamos conhecer agora alguns tipos de caldeiras e suas aplicações:
Caldeiras flamotubulares
A caldeira do tipo flamotubular pode gerar de 100 a 30 mil kg/h, com pressão de até 30 kgf/cm2. Nesta caldeira, os gases quentes provenientes de queima de combustível passam através de tubos imersos em água.
Estes tubos, por sua vez, aquecem a água, transformando-a em vapor. Esse tipo de caldeira apresenta construção mais simplificada em relação à distribuição de tubos, podendo classificá-los em verticais e horizontais.
Caldeiras Aquotubulares
A caldeira tipo aquotubular são aquelas onde a água que será vaporizada circula pelo interior dos tubos, enquanto os produtos do processo de combustão pelo exterior deles. Essas caldeiras são maiores que as flamotubulares apresentando construção mais complexa e por isso apresentam maior custo.
Caldeiras mistas
As caldeiras mistas, por sua vez, apresentam em sua estrutura partes referentes as caldeiras flamotubulares e outras com características aquotubulares. Quanto às formas de sustentação, as caldeiras mistas são suspensas e autossustentadas.
Classificação das caldeiras
As caldeiras possuem diversas classificações, de forma bastante reduzida podemos dizer que as caldeiras são classificadas quanto a sua forma de energia e quanto a sua finalidade. Veja:
Quanto a energia:
- Caldeiras elétricas;
- Caldeiras a base de combustíveis sólidos: Na qual a energia é gerada através de Carvão, Turfa, lenha, etc;
- Caldeiras a base de combustíveis líquidos: onde a energia é gerada através de óleo diesel e gasolina, por exemplo;
- Caldeira a base de combustíveis gasosos, como o GLP.
Quanto a finalidade:
- Caldeiras industriais: Constituídas para suportar pressões e temperaturas elevadas;
- Caldeiras para usina de força termoelétrica: Elaboradas para suportar altas pressões e temperaturas;
- Caldeiras combinadas: elaboradas para suportar a necessidade das indústrias e das termoelétricas.
E então, gostou do artigo? Já conhecia todas estas informações sobre as caldeiras? Entre em contato com nossos representantes e conheça modernas caldeiras que atenderão a sua necessidade!