As caldeiras são equipamentos utilizadas para transformar a água em vapor, sendo a energia térmica resultante utilizada pelas indústrias em diversos processos. Mas, como gerar a energia necessária para operação da indústria, sem causar sérios danos ao meio ambiente e uma alta emissão de poluentes?

Com o avanço tecnológico e a preocupação ambiental, surgiu no mercado a caldeira movida a biomassa!

A caldeira a biomassa é capaz de realizar o mesmo trabalho que as demais, porém sem a emissão de dióxido de enxofre, contribuindo assim para o meio ambiente. As caldeiras a biomassa da Mill, tem entre os seus principais combustíveis o cavaco, a maravalha, a serragem, o bagaço de cana e a casca de arroz.

Além de não emitir o dióxido de enxofre, as caldeiras a biomassa utilizam combustíveis renováveis que podem ser reaproveitados, evitando assim uma destinação incorreta e possuem maior eficiência energética.

 

Conheça em detalhes o funcionamento de uma Caldeira a Biomassa

A caldeira tem como função a geração de vapor, através do aquecimento da água, atendendo assim, uma grande variedade de processos dentro da indústria.

Para que a água possa ser transformada em vapor, é preciso existir a queima de algum combustível, que neste caso é uma biomassa. A queima da biomassa ocorre em um recipiente chamado de fornalha.

Com a queima da biomassa é gerado o calor necessário para o aquecimento da água. A água aquecida passa então para o seu estado gasoso, ou seja é transformada em vapor.

Logo após o vapor é direcionado através de tubulações para as atividades da indústria que a utilizam.

 

Dicas para o bom funcionamento de uma caldeira a biomassa

Vimos até aqui, o que é uma caldeira a biomassa e um resumo do seu princípio de funcionamento. Agora precisamos dar uma atenção especial a algumas dicas para a garantia de um bom funcionamento deste importante equipamento. Veja abaixo.

 

Evite condições de baixa água

As caldeiras são projetadas para trabalhar em elevadas temperaturas e com a presença fundamental da água, que em caso de falta poderá acarretar em sérios danos. Portanto, não deixe que a sua caldeira trabalhe abaixo do nível de água recomendado.

 

Utilize água tratada

A utilização da água nas caldeiras sem o devido tratamento pode acarretar em uma série de problemas. Como aumento do consumo de combustível, diminuição na geração de vapor, formação de crostas e corrosão.

 

Realize a manutenção preventiva e os testes de segurança

As caldeiras são equipamentos que trabalham em elevadas temperaturas e portanto podem se tornar perigosos em caso de falta de manutenção.

Recomendamos que você siga rigorosamente o plano de manutenção de sua caldeira, com atenção especial aos seus diversos sensores, pois estes são os responsáveis por evitar problemas maiores e até mesmo paralisar o funcionamento da caldeira em caso de falhas.

 

Tenha uma equipe treinada

As caldeiras não podem ser operadas por pessoas não capacitadas, portanto recomendamos que para tal a empresa possua funcionários treinados e capacitados.

Ofereça aos operadores de caldeira, treinamento constante, principalmente aqueles relacionados aos procedimentos de segurança.

 

Gostou? Compartilhe!