A utilização de boas facas para a produção e o corte da carne fazem a diferença. Porém muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como escolher um boa faca e qual é o tipo de faca mais indicada para cada necessidade e tipo de corte.
Características de uma boa faca
Antes de mais nada podemos destacar a qualidade dos materiais empregados e a eficiência no processo de fabricação como os maiores diferenciais para uma faca de alta qualidade.
Uma boa faca precisa obrigatoriamente ser confeccionada em aço de boa qualidade, sendo ainda o seu cabo pensado de forma a garantir uma boa durabilidade e permitir uma excelente aderência a mão, facilitando assim o corte.
Destacamos também que os processos utilizados na fabricação das facas são igualmente importantes quando o assunto é a determinação de sua qualidade e resistência. Dentre os processos de fabricação que aumentam a vida útil e a qualidade das facas, podemos destacar os seguintes tratamentos térmicos: o recozimento, a têmpera e o revenimento.
Uma boa faca necessita ainda de um correto equilíbrio entre a lâmina e o seu cabo, bom peso, boa aderência à mão, ou seja ergonomia, boa afiação e geometria de fio, (que precisa ser diferenciada por destinação da faca) e por último, mas não menos importante, que transmita segurança durante o uso.
É muito importante possuir a faca correta para cada uso, pois só assim é possível otimizar o trabalho de corte e gerar os melhores resultados.
Existem basicamente três tipos de facas no mercado:
- Faca Grande: Esta faca é destinada para o corte e a separação de peças grandes.
- Faca Cutelo: Faca ideal para carne dura e ossos.
- Faca de Desossa: Destinada para a separação da carne de suas partes ósseas.
Quais os impactos de uma faca de má qualidade?
Facas de má qualidade dificultam a execução das tarefas de corte, aumentando o tempo necessário para o corte e consequentemente o custo empregado para tal. Além disso dificultam a realização de cortes precisos e de boa qualidade.
Outro impacto importante a se considerar quando o assunto são facas de má qualidade está relacionado com a segurança do usuário. Ao utilizar uma faca de má qualidade e sem o fio de corte adequado o usuário precisa fazer mais força ou até mesmo utilizar a outra mão para realizar o corte, aumentando a chance de acontecer um acidente.
Sem dúvidas uma faca de boa qualidade, mesmo que possua um custo maior, faz toda a diferença para quem trabalha com o corte da carne.
Assim como ocorre com as facas, na serras fitas é preciso trabalhar com lâminas de alta qualidade, confeccionadas com os melhores materiais e processos. Esse é o compromisso da Mill com você!
Confeccionamos serras fitas com os melhores padrões de qualidade, além de processo de ponta e materiais de alta durabilidade. Entre em contato conosco e comprove a qualidade dos nossos produtos!