Os processos de automação industrial utilizam sistemas de controle por computador e sensores para monitorar e manipular processos e máquinas.
A automação de processos na indústria é capaz de proporcionar diversos benefícios, melhorando a produtividade e também a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que reduz erros e desperdícios, aumenta a segurança e adiciona flexibilidade ao processo de fabricação.
Na prática, esse conjunto de benefícios resulta em maior segurança, confiabilidade e lucratividade para a indústria.
Benefícios da automação industrial
Confira os principais benefícios da automação industrial e entenda o que faz dela um importante diferencial para o seu negócio:
1.Reduz a fadiga dos funcionários e os acidentes: A automação de processos e tarefas na indústria é capaz de reduzir o esforço e a fadiga dos funcionários, contribuindo também para a redução significativa do número de acidentes de trabalho no setor.
2.Evita erros na produção: Sabemos que nós humanos estamos mais suscetíveis a erros em condições de cansaço.
No entanto, quando falamos da indústria, erros no uso de máquinas e equipamentos podem levar a danos na matéria prima, em componentes e até mesmo no produto final.
Contudo, a boa notícia é que esses e outros prejuízos podem ser evitados com o uso de sistemas inteligentes de automação.
3.Aumenta a eficiência e a produtividade: Os sistemas automatizados permitem melhorias significativas de eficiência e produtividade, contribuindo para que as empresas consigam produzir mais e aumentar seus lucros sem perder a qualidade do produto final.
Automação industrial para indústria madeireira
Você sabia que pode aumentar o nível de automação na sua madeireira e serraria?
A Mill possui soluções completas em máquinas para automação de tarefas e pode contribuir para maximizar a produtividade do seu negócio.
Conheça algumas das nossas soluções em automação para a indústria madeireira:
Serra Fita 1º Corte: Equipamento projetado para efetuar um corte horizontal na parte inferior da tora deixando uma base reta.
Destopador: Equipamento projetado para receber blocos ou tábuas e efetuar o corte do comprimento da peça desejada (destopo).
Painel Split: Equipamento projetado para receber painéis de madeira e fatiá-los em painéis de menor espessura, podendo ser de 1 a 4 cabeçotes em linha.
Refilador: Equipamento de alta produção, projetado para receber costaneiras ou tábuas e refilá-las encontrando sua melhor largura.
Serra Fita Horizontal: Equipamento projetado para receber blocos ou semi-blocos e fatiá-los em tábuas, podendo ser de 1 a 12 cabeçotes em linha.
Serra Fita Geminada: Equipamento projetado para receber toras e efetuar dois cortes verticais retirando uma costaneira de cada lado da tora.
Classificador de Toras: Equipamento projetado para receber toras de diversos tamanhos e classificá-las por diâmetros e/ou comprimento conforme necessidade do cliente.
Esteiras: Equipamentos projetados para as mais diversas funções de transportes dentro da linha de produção.
Gradeador: Equipamento compacto projetado para receber tábuas da linha de produção e gradear ou empacotar as tábuas de forma automática.