O Brasil é um grande consumidor de carnes e a grande maioria das vendas sempre ocorreu em açougues ou supermercados espalhados por todo o país. Porém, nos últimos anos, uma certa segmentação do mercado das carnes vem ocorrendo.

Devido à essa segmentação, o número de clientes mais exigentes só tem aumentado nos últimos anos e com eles, começa a crescer um novo segmento destinado a vendas de carnes premium ou Gourmet.

Estamos falando da boutique de carnes. Você conhece tais estabelecimentos?

Geralmente as boutiques, além da venda de carnes com cortes diferenciados, priorizam a máxima higiene de suas instalações, aliada a aparência do estabelecimento e do atendimento diferenciado, ou seja, priorizam a experiência do cliente.

Com o aumento dos estabelecimentos boutique, os donos dos açougues começam a sentir a necessidade de deixarem de ser simplesmente açougueiros, para se tornarem empreendedores da venda da carne, representados pela boutique de carnes.

Portanto, se você tem um açougue quesó vende carne, é melhor ler o que temos para falar.


Diferenças entre uma boutique de carnes e um açougue

Tanto uma boutique de carnes quanto um açougue vendem carne e essa é a única semelhança entre estes estabelecimentos.

Isso porque muitas serão as diferenças quando colocamos em pauta um açougue e uma boutique de carnes.

A primeira diferença está ligada ao fato do açougue vender simplesmente carne e a boutique vender toda uma experiência diferenciada através do produto carne.

Assim, em uma boutique de carnes, o cliente é bem atendido durante toda a compra, desde a sua chegada, passando pela compra (que poderá ter recomendações de preparo) até o pós-venda.

Além disso, o ambiente das boutiques, apesar de menor quando comparado aos açougues tradicionais, é totalmente adequado para o bem-estar do consumidor. Não há aquele cheiro característico de carnes, muito menos açougueiros com jalecos sujos de sangue. Na verdade, nem há açougueiros visíveis.

Por fim, o trabalho na boutique de carnes é focado em produtos embalados à vácuo. Assim, além da máxima higiene e conservação, há a possibilidade de o consumidor literalmente, pegar a carne na mão e sentir suas características gerais.

Já no modelo clássico dos açougues, a visualização da carne está restrita às peças suspensas por ganchos atrás do balcão frigorífico e nada mais.


Tenho um açougue, posso transforma-lo em uma boutique?

Temos que admitir que ter uma boutique de carnes no seu conceito completo demanda alto investimento por parte do empreendedor.

Mas, se você não tem todo esse capital, não se desespere. Mesmo com baixos investimentos você pode promover adequações a ponto de melhorar a experiência de seus clientes.

A primeira adequação está no fato de você buscar caracterizar quem são seus clientes, o que querem e porquê compram e quais são suas tendências de consumo. A partir daí você pode criar ações diferenciadas para conquistar os clientes mais exigentes, provenientes da segmentação já citada.

Para transformar seu açougue numa boutique, ou o mais próximo possível de uma, você pode (e deve) priorizar a máxima higiene do estabelecimento e das carnes (que devem ter ótima procedência). Ser cordial com os clientes e buscar vender cortes diferenciados também é necessário.

Também é aconselhado, se possível, que você invista em máquinas que possuam a capacidade de embalar as carnes à vácuo. Isso aumentará a qualidade e a diferenciação de suas carnes perante os açougues tradicionais.

Por fim, mesmo que você já trabalhe há anos com a vendas de carnes, a dica é: nunca se acomode. Busque sempre investir tempo e dinheiro em cursos de qualificação para você e seus colaboradores e em melhorias no estabelecimento.

Vendo essas dicas, fica a questão: Você quer ser visto como um dono de açougue ou empreendedor de uma boutique de carnes? Suas atitudes mostrarão a resposta.

Até a próxima!

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