Os açougues sempre fizeram parte do dia a dia dos brasileiros. Era relativamente comum visitarmos semanalmente um deles, pegar uma porção de carne e fazer o churrasquinho do final de semana ou o almoço de domingo acompanhando uma bela macarronada.

Porém, com a atual crise econômica, aliada a competição com grandes supermercados (que começaram a vender carne), os açougues estão vendo a lucratividade cair mês após mês. Alguns deles, inclusive, fechando as portas.

Para driblar essa situação, empreendedores estão investindo em estabelecimentos mais modernos destinados à venda de carne, conhecidos como “açougues modelo”. Tais estabelecimentos, além de mais modernos, priorizam a qualidade dos produtos, dos equipamentos e principalmente do atendimento ao cliente. Essa é uma tendência muito forte!

Entenda o surgimento do açougue modelo

Os açougues modelo surgiram devido à mudança de hábito do consumo da sociedade, além da necessidade de criar formas de competição com grandes supermercados que oferecem tudo que o consumidor precisa, inclusive carnes embaladas à vácuo.

As estruturas dos açougues tradicionais não atendiam mais a necessidade do consumidor e, aos poucos, foram modificadas até chegar ao modelo mais visto hoje em dia. Tal modelo é mais parecido com uma butique do que com um simples açougue.

O açougue modelo é uma loja projetada que visa total valorização das características dos produtos, num ambiente convidativo e receptivo ao consumidor.

Além do mais, o açougue modelo apresenta espaços racionalizados e funcionais, onde a qualidade no atendimento e a higiene são prioridades principais (açougueiro com avental sujo e que não sabe atender não tem mais vez!), com funcionários devidamente treinados e equipamentos profissionais para manusear a carne com qualidade superior.

Como ter um açougue modelo de sucesso?

Para abrir um açougue modelo o empreendedor precisa escolher um local que tenha espaço físico adequado e bem localizado. Em seguida as instalações devem atender a legislação e exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais. Também é importante se adequar a todas as regras junto à vigilância sanitária, órgão que dará a autorização para o funcionamento do açougue (desde que toda a legislação seja atendida).

É importante também que você se informe sobre o Plano Diretor Urbano (PDU) da sua cidade. Essa é uma lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em cada região da cidade.

A seguir, tão importante quanto o atendimento à legislação, é você a estrutura interna quanto a estrutura externa do seu estabelecimento.

Na estruturação “externa”, balcão de atendimento, área de caixa, freezer para exposição das carnes, balanças e afins, são equipamentos visualmente fundamentais para trazer a clientela ao estabelecimento.

Na área “interna”, a qualidade dos equipamentos que serão utilizados no manuseio da carne é a parte mais essencial, inclusive esse é o grande diferencial dos açougues modelo quando comparados aos açougues tradicionais.

Por esta razão, veremos a seguir alguns dos principais equipamentos para manusear a carne que todo açougue modelo de excelência precisa ter.

Principais equipamentos para um açougue modelo

A lista de equipamentos essenciais para manusear a carne em açougues modelo é bem vasta. Veja abaixo uma lista reduzida de alguns destes equipamentos:

1. Modelador de hambúrguer: o hambúrguer já caiu nas graças do consumidor, e oferecer este produto pode ser um grande diferencial para qualquer açougue. Para isso, ter um modelador é fundamental;

2. Picador e amaciador de carne: Excelentes para tornar os bifes mais tenros e amaciar todos os tipos de carne, além de atender aos pedidos da clientela;

3. Extrator de suco: Recolher, limpar e descartar todo o suco gerado durante o processamento da carne costuma dar muito trabalho. Logo, um extrator de suco torna esse processo automático, e claro, bem mais higiênico.

4. Boas facas, serras e utensílios menores: O açougue pode ser o mais automatizado possível, mas boas serras (caso de serra fita ou lâminas de arco), facas e demais utensílios sempre são essenciais para qualquer pessoa que trabalha com os cortes de carne.

Deve ficar claro que, independentemente do equipamento escolhido, priorizar a qualidade é fundamental para um que um açougue seja modelo em todas as suas vertentes.

Se você pretende ter um açougue que seja um modelo em qualidade, você deve oferecer a melhor matéria-prima, ter o melhor atendimento e claro, utilizar os melhores equipamentos.

No caso dos equipamentos, a Mill poderá ajudá-lo! Contate agora mesmo nossos representantes e conheça nossa linha de serras fita e lâminas de arco para açougue!

Gostou? Compartilhe!