Madeiras possuem tipos e características específicas para determinadas aplicações. Para que se possam obter os melhores resultados, é necessário que sejam utilizados tratamentos adequados a cada tipo, de modo a se obter um produto final apropriado ao respectivo tipo de madeira.

Tipos de madeiras

A indústria de transformação de madeira utiliza tipo de madeira bastante específico para cada resultado e produto que se quer obter. Vamos destacar três, entre os principais, que são: Pinus, Eucalipto e Teca, empregados de forma bastante ampla.

Cada uma delas se aplica a uma destinação específica de produto final e devem ser manuseadas e tratadas de maneira própria. Esse é o caminho para evitar perdas ou até mesmo o comprometimento de suas características fundamentais e que possam comprometer os resultados de produção.

Existe um tratamento inicial que utiliza métodos preventivos e que visam à preservação e proteção da madeira cortada.
Essa etapa permite que a madeira em toras seja protegida da ação de fungos e insetos e requer a aplicação de produtos químicos específicos para esta fase, que tem por objetivo evitar perdas no transporte da madeira dos locais de extração até as serrarias.

Formas de processamento de cada tipo de madeira

De forma geral, qualquer tipo de madeira oriunda de reflorestamento, como é o caso dos tipos indicados, deve ser tratado com aplicação de vernizes específicos e tingidores.

Por um lado, o verniz tem a função de proteger a madeira e evitar que sejam atacadas por elementos do ambiente e insetos, mantendo e preservando camadas de proteção.

Já os tingidores, visam estabelecer um padrão original das madeiras, destacando suas características básicas e evitando que se tornem descaracterizadas.

Tratamento de cada tipo de madeira

Para cada tipo de madeira, é necessária a aplicação de um tratamento mais específico e que vá além da preservação original, fazendo com que as peças possam ser valorizadas e mais preservadas.

Nesse aspecto, podemos apresentar as seguintes formas de aplicação de produtos para cada tipo de madeira, a saber:

ü  Eucalipto e Pinus

O cupim é o principal problema desse tipo de madeira e, por isso, alguns cuidados podem auxiliar a manter a segurança desses tipos de madeira contra esse tipo de praga como, por exemplo:

Ø  A forma como se estoca a madeira deve ser cuidadosa, usando o sistema de gradeamento, evitando assim a umidade que se retém nas pilhas;
Ø  Efetuar aplicação de óleo queimado;
Ø  Aplicar produtos anticupim;
Ø  Manter as madeiras em locais secos e arejados.

ü  Teca

Com excelente durabilidade, esse tipo de madeira tem defesas próprias quanto a fungos, pragas e insetos. Não necessita de aplicações de produtos para sua preservação, sendo bastante resistente à ação do tempo e da umidade.

Aplicação de cada tipo de madeira

As madeiras possuem aplicações específicas, conforme suas características, assim vamos a cada uma delas:

ü  Eucalipto

Muito adotado para a fabricação de móveis, por ser bastante fácil de ser trabalhada. Também apresenta bastante durabilidade e resistência;

ü  Pinus
Com grande durabilidade e qualidade, é muito adotada na fabricação de móveis. Bastante requisitada para sofás e poltronas, além da composição de locais para cultivo de plantas, por ter um aspecto e cor agradáveis;

ü  Teca
Como é extremamente resistente ao efeito de apodrecimento, essa madeira é aplicada comumente em mobiliário que fique exposto ao tempo como sol, chuva, maresia, sereno. Por isso, muito usada em móveis de jardins, piscinas e varandas, além de adegas.

Ficou mais fácil entender?

Cada tipo de madeira requer atenção e possui características específicas quanto a seu manuseio e conservação. Para que sejam bem aproveitados em sua empresa, fundamental adotar equipamentos adequados para produzir com a melhor qualidade possível.

A Mill Indústrias está apta a lhe atender e fornecer os melhores equipamentos para sua empresa da área de serraria, marcenaria e outros.

Acesse nossa página e obtenha todas as informações sobre nossos produtos.

Gostou do artigo sobre cada tipo de madeira merece um tratamento diferente? Aproveite e deixe seu comentário sobre a respeito no blog.

Gostou? Compartilhe!