Você tem uma indústria madeireira? Se sim, provavelmente você enfrenta a falta de orçamento, já que essa é uma ocorrência que ocorre em todo o ramo empresarial, independentemente de seu segmento de atuação.
Geralmente a falta de orçamento tende a afetar diretamente o grau de investimentos no setor, que por consequência, reduz a capacidade competitiva destas indústrias.
Mas o que fazer quando o orçamento da indústria madeireira está reduzido? Veja algumas dicas no conteúdo de hoje.

O que fazer quando o orçamento aperta?

Em algum momento, todas as indústrias já passaram por algum momento onde o orçamento ficou mais restrito.
Assim, diante da menor disponibilidade de capital é fundamental que algumas ações e medidas sejam ponderadas para que a indústria madeireira continue crescendo e atuando de forma sustentável.
Uma destas ações tem relação direta com a busca incessante pela elevação da rentabilidade da indústria madeireira.
Para aumentar a rentabilidade o empresário deve priorizar seu planejamento para buscar vender mais sem elevar seus custos de produção. Também é interessante que o gestor da indústria madeireira busque realizar ações para aumentar os índices de recompra de seus clientes, também visando o aumento das vendas.
Ainda sobre essa questão, deve-se ter ciência que a indústria não pode aumentar seus custos, ou seja, ela deve manter um rigoroso monitoramento de seus gastos totais.
Estes gastos totais são compostos basicamente pelos custos variáveis e pelas despesas fixas.
Os custos variáveis estão associados principalmente à negociação com fornecedores e o comportamento do mercado. Nesse sentido faz-se importante avaliar e criar políticas que facilitem a negociação, tornando-a mais vantajosa.
Quanto às despesas fixas (água, energia), deve ser feito um correto monitoramento, que, por sua vez, ajudará a reduzir as despesas (ou ao menos mantê-las em patamares aceitáveis), de acordo com a capacidade da empresa ou setor.

Investir certo é fundamental para enfrentar o baixo orçamento

O cenário de orçamentos reduzidos é comum à praticamente todo tipo de indústria e o primeiro pensamento de seus gestores é sempre cortar gastos!
O grande problema neste sentido é que muitas vezes o corte de gastos vem alinhado com o corte de investimentos. Entretanto, esse corte geralmente é feito sem nenhuma consulta ao planejamento estratégico, essencial para todo tipo de indústria.
Fazendo isso, muitas empresas, no âmbito de “sair cortando gastos”, cortam também investimentos. Entretanto, estes investimentos são os verdadeiros responsáveis por ajudar a empresa a sobreviver durante um período de baixa, sem que ela mesma perceba.
Assim, cortar o grau de investimentos na raiz não é a recomendação mais viável. O ideal, neste caso é investir certo!
Naturalmente, orçamentos reduzidos significam menor capital para realizar grandes investimentos, ou seja, as indústrias deixam de investir em grandes máquinas.
Mas e se essas empresas investirem em máquinas menores, mas que tragam a eficiência necessária? Sem dúvida essa pode ser uma solução bem viável para superar o problema do orçamento mais reduzido.

Gradeadores Compact de Madeira

Pensando em seus clientes que esperam aumentar sua produção usando um bom equipamento, por meio de um investimento mais baixo, a Mill oferece equipamentos que respeitam o padrão de qualidade inerente a todos seus produtos, mas que por possuir dimensões mais compactas apresentam menor valor.
Um exemplo é o Gradeador Compact de Madeira da Mill.
Este equipamento é uma variação mais compacta dos grandes gradeadores de madeira oferecidos pela empresa. Esse tipo de gradeador é recomendado para aquelas indústrias madeireiras que não são tão grandes, mas que sempre buscam melhorar sua estrutura.
O Gradeador Compact de Madeira é ideal para gradeação ou empacotamento de madeira em menor quantidade já que sua capacidade gira em torno de 20.000 tábuas por turno (nossos gradeadores grandes tem capacidade de até 50.000 tábuas por turno).

Pretende realizar investimentos em bons equipamentos de gradeação? Então conheça o Gradeador Compact de Madeira Mill. Solicite mais informações com nossos representantes.

Gostou? Compartilhe!