Considerada a liga de aço mais popular do mundo, o aço inoxidável é um elemento amplamente utilizado para fazer os utensílios tradicionais da nossa cozinha – como os talheres -, além de ser de grande valia para a indústria, em aplicações de grande responsabilidade.

O Aço Inox representa uma liga de aço comum que recebe o tratamento de uma camada composta por quantidades variáveis de cromo, níquel e outros componentes químicos.

Essa camada só é encontrada no Aço Inox e possui o nome técnico de Camada Passiva. Essa camada passiva é a responsável pela principal característica do aço inox: a grande resistência à corrosão.

Especialmente por conta dessa característica anticorrosiva, o aço inox vem sendo utilizado em serras de corte amplamente utilizadas em açougues e devido, também, à sua higiene e afiação especial para serrar ossos e carnes.

Principais vantagens do aço inox

A capacidade anticorrosiva certamente é a vantagem mais significativa do aço inox que por si só já vale o investimento. Porém, as ligas de aço inox apresentam diversas vantagens adicionais que certamente vão te convencer a apostar nelas.

Assim, quando comparada com o aço comum ou outros elementos vendidos atualmente, o aço inox apresenta diversas vantagens que certamente o coloca na liderança dentre diversas possibilidades. Veja em seguida a lista as 11 principais vantagens do aço inox:

  1. Maior resistência física (mecânica) quando é exposto ao atrito;
  2. Facilidade de limpeza;
  3. Aparência higiênica;
  4. Por não reagir com outros materiais, o aço inox é considerado um material inerte;
  5. Comparado com outros elementos e tipos de aço, o inox apresenta alta durabilidade e vida útil maior;
  6. Facilidade de modulação e soldagem, garantindo qualidade incomparável;
  7. Estabilidade em temperaturas extremas;
  8. Beleza visual, garantida pela modernidade, limpeza e brilho da peça;
  9. Ótima relação custo/benefício, devido principalmente à sua alta durabilidade;
  10. Baixo custo e grande facilidade de manutenção;
  11. Material reciclável, portanto, não afeta o meio ambiente quando descartado;

Com todas essas qualidades, não conseguimos mais imaginar o mundo em que vivemos sem o aço inoxidável. Certamente essa liga facilitou a vida de todas as áreas que o utilizam mundo afora.

Lâminas de serra de aço inox para cortar carne e suas vantagens

Atualmente os usuários de lâminas de serras, principalmente em açougues, mercados e abatedouros, são altamente exigentes nos quesitos qualidade, performance e durabilidade.

Para eles que trabalham com corte de carnes frescas, com ou sem ossos ,peixes, aves e bacon, uma boa serra é pré-requisito fundamental para garantir eficiência na atividade.

Seguindo este contexto, as serras concebidas a partir de aço inoxidável apresentam todas essas características desejadas tornando-as grandes vedetes de profissionais da área, devido a sua qualidade incomparável.

As serras de aço inoxidável apresentam dentes retificados que oferecem ao profissional alta qualidade com maior durabilidade de corte, garantindo um fio mais prolongado desde que seja conduzida a correta manutenção.

Essa facilidade de manutenção será outra grande vantagem deste tipo de serras, visto que as serras de aço inox podem ser lavadas com água sem que exista risco de oxidação, tão recorrente em serras mais tradicionais.

Por fim, as serras de aço inox são concebidas para atender todas as normas sanitárias exigidas em lei para o setor, principalmente quando o assunto é higiene e conservação dos equipamentos.

Você ainda não usa serras de aço inox? Esperamos que este post o ajude a ponderar essa possibilidade. E se restou alguma dúvida sobre este tipo de material, entre em contato ! 

Gostou? Compartilhe!