Fabricar móveis com linhas retas costuma ser um processo bastante comum para marceneiros que fazem uso de equipamentos tradicionais de uma marcenaria. Mas e quando há a necessidade em fabricar móveis de madeira que apresentem curvas?
Ai a dificuldade é muito maior, certo?
Não necessariamente… Cortes em curvas costumam ser relativamente mais complicados que cortes retos, mas se a empresa dispor de bons equipamentos de corte, que disponham de boas lâminas de serra, este tipo de corte na madeira pode ficar perfeita e bem-acabado.
Conheça os equipamentos mais importantes para a realização deste tipo de corte e a importância da qualidade deles.

Móveis curvos: Mais beleza e diferenciação

A utilização de curvas na madeira costuma garantir muito mais beleza aos móveis, que também terão boa diferenciação, proporcionando um estilo único em razão das suas curvas.
Geralmente berços, cabeceiras de camas, pés de cadeiras, entre muitos outros móveis são caracterizados por apresentar cortes irregulares específicos, em vários ângulos, ou em curvas.
Além disso, devido aos cortes curvos realizados, os móveis costumam não apresentar saliências evidentes, não apresentando nem arestas nem vértices retos, por isso tendem a ser mais seguros ao usuário.

Como dar curvas as peças de madeira?

Para marceneiros experientes e criativos, dar curvas a peças deixando os móveis com curvas características é relativamente fácil, visto que peças pequenas podem ser cortadas em formatos curvilíneos com uma simples e tradicional serra tico-tico.
Entretanto, realizar o corte de peças maiores de MDF ou quando há a necessidade de larga escala da produção, é inviável realizar o corte em curva na serra tico-tico, pois a eficiência será significativamente baixa. Por isso, o corte em curva tende a ser muito mais eficaz em uma máquina maior, caso das serras fita industriais.
Porém, para realizar cortes curvos com bom acabamento, qualidade superior e principalmente com a máxima segurança do operador, as serras industriais precisam dispor de boas lâminas, como veremos a seguir.

Importância de sempre ter boas lâminas de serra

Como dito, para realizar o corte em curva em processos industriais que necessitam de maior volume a melhor opção são as serras industriais, especialmente quando são dispostas por uma lâmina fina.
Contudo, o uso destas lâminas pode ser muito perigoso quando usadas incorretamente ou quando há baixa qualidade da lâmina. Portanto, para garantir um corte em curva bonito, bem-acabado e seguro, dois aspectos são fundamentais. Seguir todos os procedimentos operacionais e utilizar sempre lâminas com qualidade superior e boa procedência.
O segundo aspecto se torna ainda mais importante, principalmente quando o corte em curva for necessário, isso porque quando o operador movimenta a madeira para dar o aspecto curvo a ela, a lâmina pode arrebentar se for de má qualidade, podendo causar sérios acidentes ao operador.
Para evitar tais acidentes, as lâminas devem ser fabricadas com aço especial. Este aço deve ser capaz de trabalhar muitas horas de trabalho continuo sem arrebentar, além de suportar as constantes torções, características do corte em curva.
Neste caso, as lâminas para Marcenaria da Mill, por exemplo, são ótimas opções. Isso porque são caracterizadas por apresentarem todas essas características qualitativas de uma boa lâmina, tendo capacidade de suportarem torções e horas de trabalho ininterrupto. Portanto, se quiser fazer qualquer trabalho curvo em madeiras tenha sempre boas serras equipadas com boas lâminas.

Você pretende fazer móveis curvos, mas tem dificuldades? Com a ferramenta certa pode ser fácil. Mas antes disso você deve conhecer as melhores lâminas de serra do mercado.

 

 

Gostou? Compartilhe!