O mercado de corte de madeira vem sendo adaptado a várias exigências e impactado por novos processos de máquinas e pesquisas que tem causado verdadeira revolução no segmento.

Neste artigo, veremos os fatores que estão revolucionando este mercado, através de inovações tecnológicas e culturais.

Evolução do mercado de corte de madeira

O mercado de corte de madeira já foi orientado por procedimentos sem quaisquer controles. Há algumas décadas, tragédias como agressões a matas nativas de forma totalmente descontrolada, desmatamentos sem critério e uso de madeira de qualidade eram regra.

O próprio Código Florestal, Lei 4.771/65, não tinha efetividade quanto aos controles e cumprimento de suas diretrizes.

Na década de 2000, o Ministério do Meio Ambiente exerceu uma atuação mais efetiva e definiu diversas formas de controle sobre desmatamento, sendo promulgada a Lei 11.428 de 2006 que dispôs sobre a utilização e proteção da vegetação nativa e bioma da mata atlântica, alterando de forma substancial o manejo e desmate dessas áreas.

O consumidor e a busca pela madeira legal

O mercado de corte de madeira foi afetado por essas legislações e também pela conscientização dos consumidores quanto ao uso de materiais com emprego de madeira legal e certificada.

Este comportamento possibilitou que as empresas do segmento e que possuem sintonia com as demandas de clientes que a cada dia aumentam sua participação no mercado consumidor realizassem ajustes em seus modelos de negócios e passassem a buscar este novo comportamento da sociedade.

Um outro fator importante que afetou positivamente o mercado foi o aumento de fiscalização e autuações para a correção de processos não adequados de extração de madeira ilegal, pois acabou fazendo com que o segmento se ajustasse às exigências legais.

A tecnologia a serviço do negócio sustentável

Para atender à demanda, o mercado de corte de madeira teve de investir em processos e formas de aumentar sua produtividade e trabalhar com material adequado, para obter certificações que o colocasse em destaque perante a concorrência.

Essa situação acabou garantindo melhores resultados e a possibilidade de aumento de vendas inclusive para o mercado internacional, exportando madeiras de qualidade e com certificações que atendiam a um consumidor cada vez mais exigente, assim como as legislações mais rígidas.

O aumento da velocidade das ferramentas de corte e mecanização foi um fator importante para o setor ter um avanço considerável de resultados efetivos e com respeito ao meio ambiente, deixando de gerar sobras indesejáveis e aumentando de produtividade.

Máquinas serviram à revolução do segmento

A inovação tecnológica serviu para alavancar o aumento da produtividade do mercado de corte de madeira, pois novas ferramentas de corte foram desenvolvidas, auxiliando a redução de perdas também e causando menos impactos na realização dos cortes e limpeza das áreas de trabalho.

Isto é um fator de grande impacto para uma verdadeira revolução neste segmento.

Introdução de controles em serrarias de corte

As serrarias começaram a ter exigências de controles de estoques, origem da madeira e limpeza de áreas de trabalho e isso ocasionou uma grande mudança também para o escoamento da produção e em atingir resultados melhores para o setor.

Manter os controles sobre resíduos de forma comprometida com o meio ambiente, assim como seleção de transportadores comprometidos com estes princípios foram determinantes para o avanço destas atividades.

Afinal, como está o mercado de corte de madeira?

O mercado de corte de madeira possui hoje uma nova característica e visão dos consumidores de forma mais sustentável.

Atender a legislação vigente, utilizar equipamentos de corte adequados e modernos, trabalhar com fornecedores comprometidos com as demandas atuais, são alguns aspectos que ocasionaram uma forma revolucionária de tratar este mercado de corte de madeira.

E as expectativas são de que, a cada dia, tais processos sejam melhorados e revertem em retornos positivos para todos os envolvidos.

Gostou do post de hoje, então fique ligado que sempre vamos trazer o melhor do conteúdo relacionado com este post.

Até a Próxima!!

 

Gostou? Compartilhe!