A expectativa de crescimento do mercado de madeiras no Brasil está sendo alvo de forte expectativa relacionada à retomada de evolução da economia, com perspectivas de aumento de vendas relacionadas à construção civil, indústria de móveis e de embalagens.

Com base nessa perspectiva de crescimento em diversos segmentos, os empresários do setor madeireiro, certamente já estão prevendo ampliação de seus negócios.

Neste artigo, vamos informar sobre os principais passos a seguir para saber como ampliar sua serraria.

Como ampliar sua serraria

Efetue uma pesquisa de mercado

Utilizar pesquisa de mercado é importante para avaliar o tamanho do negócio existente na atualidade, bem como suas perspectivas de crescimento, fornecedores e concorrentes.

Esses são fatores básicos para investir de forma adequada e profissional, com base em fatos e dados, não considerando apenas o pensamento, intuição ou experiência pessoal.

Agindo assim, o risco de danos será muito menor e o sucesso de como ampliar sua serraria, muito provavelmente, será atingido.

Defina seu plano de negócios

Para garantir um resultado efetivo a respeito do tema ‘como ampliar sua serraria’, é fundamental definir seu plano de negócios e estabelecer recursos, tanto materiais quanto financeiros; assim como as previsões de crescimento inerentes ao novo mercado.

Com base em uma boa pesquisa de mercado, é possível avaliar estratégias de atuação de maneira mais efetiva e com menores riscos.

Avalie a localização

Ao planejar sobre como ampliar sua serraria é importante definir se haverá necessidade de mudança de local e qual área a ser utilizada; assim como o melhor local em termos de logística e custos.
Analise se a proximidade com o fornecedor deve ser o principal fator ou se estar mais próxima do mercado consumidor é o ideal.

Ter visão de posicionamento físico no mercado é importante fator para permitir o crescimento do negócio de forma sustentável e com sucesso.

Avalie ainda a previsão e layout adequado ao novo negócio, permitindo que seja realizado o melhor estudo para a melhoria dos processos de recebimento de matéria prima, produção, estoques e saída de produtos. É uma forma segura para quem pensa como ampliar sua serraria.

Conheça as regras legais

Não há como não entender sobre a parte legal e atendimento a normas de funcionamento da atividade.

Muitas vezes, para se desenvolver um plano de como ampliar sua serraria inclui uma série de exigências fiscais e legais que devem ser cumpridas. Assim, para evitar ou reduzir riscos é necessário conhecer e atender todas as exigências existentes ao segmento.

Reavalie a necessidade de qualificação e aumento do quadro de pessoal

Certamente, terá de levar em consideração a avaliação dos recursos humanos existentes e aqueles que terão de se integrar a nova realidade de controles e produção.

Investir em recrutamento de pessoal qualificado e manter treinamento constante da equipe é um diferencial de mercado e é o tipo de objetivo a ser sempre perseguido, caso se deseje ter como ampliar sua serraria de forma inteligente e competitiva.

Invista em equipamentos e boa disposição

Ter equipamentos adequados e modernos trará muito mais eficiência e qualidade à sua produção, mantendo assim as perspectivas de crescimento do novo negócio, bem como, alocá-los de modo inteligente para que o processo flua da melhor forma, com um bom estudo de layout.

Avalie os fornecedores do mercado e defina os equipamentos e estrutura que mais se integrem a suas necessidades.

Invista na gestão profissional

Fundamental para quem deseja ter como ampliar sua serraria, a gestão profissional deve ser uma base fundamental, que priorize cuidar dos controles e riscos inerentes ao negócio.

Não há como manter uma gestão de alto nível sem ajustá-la a nova realidade e tamanho da empresa, pois caso isso não seja realizado, o negócio poderá sofrer um revés muito grande.

Pronto? Preparado para ampliar a sua serraria

Vários aspectos devem ser avaliados antes de realizar uma ampliação do seu negócio, para reduzir as possibilidades de riscos com o investimento a ser definido.

Neste artigo, listamos alguns aspectos importantes. Porém, nossa intenção não é esgotar o tema. Escolher fornecedores adequados é um dos grandes diferenciais ao iniciar uma nova etapa de produção e de crescimento dos negócios.

Para isso, Mill Indústrias está presente no mercado com uma variedade de equipamentos, serras de corte, caldeiras, autoclaves e secadores, que agregarão valor e tecnologia a sua empresa.

Mantenha contato conosco e verifique em nosso site, como podemos auxiliar você com tudo, para que você tenha como ampliar sua serraria. Acesse: http://www.mill.com.br/equipamentos/

 

Gostou? Compartilhe!