Recentemente, publicamos um artigo aqui em nosso blog intitulado “Caldeiras: quais empresas precisam (e devem!) utiliza-las?”. Neste texto, apresentamos uma variedade bastante grande de empresas que necessitam de caldeiras para o correto andamento das atividades.

Falamos ainda que empresas como a indústria madeireira, de laticínios, alimentícia, indústria têxtil e até mesmo academias e hospitais necessitam delas para exercer suas atividades e produções. Portanto, se sua empresa se enquadra em algumas destas áreas, é provável que você também precise de uma caldeira.

Mas neste momento surge uma dúvida: Você sabe como escolher um equipamento que atenda as necessidades da sua empresa especificamente?

Como escolher uma caldeira corretamente?

Mill Caldeiras

Todo empresário que precisa escolher uma caldeira deve, obrigatoriamente, pensar muito bem e pesquisar as opções presentes no mercado, alinhando-as com a necessidade de sua empresa.

Assim, é importante que algumas perguntas sejam feitas – e respondidas. São elas:

  •  Qual a minha necessidade?

Você já sabe que precisa deste tipo de equipamento, mas agora precisa saber onde ela se enquadrara dentro da atividade. A caldeira será usada para calefação, produção de energia ou produção de vapor?

  • Qual é o combustível disponível?

Qual combustível é mais abundante ou de maior facilidade de encontra-lo na sua região, lenha, cavaco, serragem, bagaço de cana de açúcar, casca de arroz. Para cada combustível existe uma caldeira especifica para queimá-lo.

  • Qual é a capacidade da caldeira vou precisar?

Definir qual é a capacidade (potência) que a caldeira precisa ter é fundamental, pois esse equipamento deve atender as necessidades da atividade na qual fará parte. Potência em excesso gera desperdício, pouca potência limitante representa perdas,  e a possibilidade de expansão futura também deve ser levada em conta.

  •  Onde a caldeira será instalada?

Há vários tipos e tamanhos de caldeiras: algumas verticais, outras horizontais. Assim, antes de escolher uma caldeira ideal, o empresário deve conhecer muito bem a extensão física da área onde a caldeira será instalada.

Além destas perguntas, é fundamental ainda que qualquer empresário, ao adquirir uma caldeira, priorize por empresas fabricantes deste equipamento com nome já consolidado no mercado e que, inclusive, ofereçam boa assistência técnica e um pós venda de excelência. Certamente esses são diferenciais importantes no momento da escolha.

Tipos mais comuns de caldeiras

Devido à sua grande importância, existe uma variedade bastante grande de caldeiras que atendem às necessidades de todo tipo de empresa. As caldeiras mais comuns são:

  • Caldeiras Flamotubulares;
  • Caldeiras Verticais;
  • Caldeiras Horizontais que incluem os tipos cornuália, lancashire ou as modernas unidades compactas;
  • Caldeiras Aquatubulares;
  • Caldeiras a Água quente;
  • Caldeiras escocesas;
  • Caldeira locomotiva e locomóvel (que estão cada vez mais em desuso).

Essa grande quantidade de caldeiras reforça ainda mais a necessidade de pesquisar minuciosamente todos os detalhes antes de escolher aquela que atenda todas as expectativas da unidade.

Saiba mais sobre o Grupo Mill!

Fundado em 1996, o Grupo Mill inicialmente fabricava máquinas e lâminas de serra para a indústria madeireira. Ao longo dos anos a empresa foi crescendo e, hoje, conta com um parque fabril de 10 mil m², subdividindo-se em 3 unidades distintas: Unidade Equipamentos para a indústria madeireira, unidade serras e unidade de caldeiras e secadores.

Na unidade Caldeiras e Secadores nós, da Mill, projetamos e desenvolvemos novos equipamentos com os quais pretendemos revolucionar o setor de caldeiras e secadores.

Portanto, se você está procurando por uma boa caldeira para sua empresa, certamente a Mill fará parte de suas pesquisas. Para auxiliá-lo, temos representantes em todo o Brasil (além de representação em outros países).

Entre em contato para que um de nossos representantes lhe ajude na escolha da caldeira que melhor atenda suas necessidades!

Gostou? Compartilhe!