A carne é o carro chefe de qualquer açougue, certo? Sem produtos cárneos de qualidade, dificilmente o estabelecimento terá sucesso nas vendas. Porém, para que as carnes tenham a qualidade desejada pelo cliente, elas devem, necessariamente, passar pelas mãos dos funcionários do açougue.

Porém, por descuido ou por inexperiência, muitos açougues pecam nesta importante etapa, não dispondo de profissionais devidamente treinados, que, por consequência, não saberão atender as necessidades dos clientes, nem manejar a carne com a máxima qualidade e higiene.

Neste mercado, a necessidade de treinamento da equipe vem se tornando cada dia mais fundamental, visto que tais funcionários, além de lidar com o público, precisam estar preparados para manusear constantemente produtos perecíveis.

Mas como treinar bem a equipe? Veja as principais dicas a seguir:

1. Identifique as necessidades da equipe do açougue

Antes de definir quais são os treinamentos a serem oferecidos para a equipe do seu açougue, é preciso alinhar as capacitações sugeridas ao objetivo do estabelecimento. Com isso, além de evitar treinamentos desnecessários, é possível fazer com que as metas sejam alcançadas mais rápido.

Então, é preciso identificar as necessidades que a equipe precisa aprender ou aperfeiçoar. Para isso, o gestor do açougue pode começar com uma simples pergunta aos funcionários ou a ele mesmo, através de percepções diárias.

Por exemplo: Há muita reclamação quanto à qualidade do atendimento?  Caso a resposta seja sim, o gestor deve priorizar este tipo de treinamento.

2. Treinamento quanto à importância do uso de EPIs

Um treinamento fundamental que todo funcionário de açougue deve receber relaciona-se ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) dentro do ambiente de trabalho.

O uso do EPI é fundamental primeiramente pela questão de higiene. Além disso, funcionários de açougues estão sujeitos à diversos riscos (pelo uso de serras, moedores, facas, além da baixa temperatura) e os EPIs serão os responsáveis por garantir tal segurança nas operações do dia a dia.

Sendo assim, o gestor do açougue deve conscientizar seus funcionários (e não impor o uso) sobre a importância desses equipamentos, educando-os e mostrando a importância da segurança no ambiente de trabalho.

3. Treinar para atender bem o público

Um bom atendimento no açougue é ação fundamental e decisiva para conquistar e manter os clientes. Dessa forma, para que os funcionários saibam atender bem, devem receber treinamento para tal.

O treinamento da equipe neste contexto deve priorizar a educação, a simpatia e a cordialidade do funcionário. Durante o treinamento é fundamental que se estabeleçam limites, indicando o que o funcionário pode ou não pode fazer/falar para o cliente – mas é essencial que você deixe-o flexível, ou seja, mediante algum problema, ele deve saber soluciona-lo, sem que seja preciso “chamar o gerente”.

4. Treinamento da equipe para uso de equipamentos e cortes especiais

Qualquer açougue, principalmente os mais modernos, costuma usar diversos equipamentos para trabalhar a carne e que, geralmente, são de fácil uso. No entanto, independente da facilidade de uso, é fundamental que o gestor do açougue ofereça o devido treinamento no manuseio de todos os equipamentos.

Esse treinamento deve incluir além do manuseio, a maneiras mais seguras ao utilizá-los, manutenções (caso da troca de serras fita, por exemplo), além da higiene de limpeza após uso. Neste caso, pedir auxílio ao representante da empresa fornecedora do equipamento pode ser uma ótima opção.

Além dos equipamentos, muitos açougues estão oferecendo cortes especiais de carnes para conseguir maior clientela, caso do T-Bone e Prime Rib. Por isso, oferecer treinamentos aos funcionários para que conheçam esses cortes e consigam separa-los corretamente pode ser um grande diferencial.

Independente do tipo de treinamento a ser oferecido, é fundamental que ele seja feito sempre de forma integrada e coesa, priorizando a união e o compartilhamento de experiências dos funcionários. Com isso, todos os funcionários treinados irão exercer a função com prazer e motivação.

O treinamento dos funcionários é fundamental para elevar a qualidade do atendimento e dos produtos. Você treina a sua equipe? Conte para gente nos comentários! 

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